Comunicação

Confira 4 dicas de como entrar no mercado audiovisual

junho 15, 2020
Tempo de leitura 4 min

Está pensando em entrar no mercado audiovisual, mas não sabe como? Então, esse artigo foi feito para você! O profissional desse setor é responsável por providenciar material, coordenar, criar, dirigir, roteirizar, captar e editar imagens, fazer a sonorização etc. Além disso, ele precisa verificar se a iluminação do vídeo está correta. Essa área sempre chama bastante atenção por ter muita demanda, da mesma forma que tem o papel de encantar as pessoas por meio das produções.

Entre as áreas de atuação do profissional do audiovisual estão direção de cena (comanda a produção); direção de fotografia (responsável pela estética); planejamento e roteiro (encarregado por realizar a estruturação do vídeo). Há também os cargos de editor técnico (tem o papel de escolher as cenas e edição bruta) e pós-produção (edita vídeos e realiza outras funções).

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a área, que tal conhecer quatro dicas de como entrar no mercado audiovisual e se tornar um profissional de destaque? Fica com a gente!

1. Defina uma área de atuação

No início do artigo, vimos que o mercado de audiovisual tem uma grande variedade de setores no qual é possível atuar. Por isso, antes de querer aprender tudo de uma vez, é necessário que analise qual área tem mais a ver com você, ou seja, aquela com a qual possui mais afinidade.

É preciso entender que a produção de um vídeo é um trabalho em conjunto, no qual existem diversas tarefas a serem realizadas durante o processo. Elas vão desde a construção do roteiro até a escolha do figurino. Caso seja um bom redator, você também poderá estudar roteiro para cinema ou publicidade, por exemplo.

2. Invista na sua qualificação profissional

Após saber em que área pretende atuar, é preciso investir na qualificação profissional correta para entrar no mercado audiovisual. Para isso, existem opções de cursos de curta e longa duração. Algumas das graduações em destaque são de Rádio e TV, Audiovisual e Publicidade. Elas duram, em média, quatro anos. Entretanto, muitas desses cursos não ensinam as competências técnicas necessárias para o profissional.

Uma opção mais rápida e que abrange os conhecimentos necessários para quem deseja entrar nesse setor é investir em cursos livres, que tem duração de alguns meses. Há opções de presenciais e à distância.

3. Tenha um portfólio

Saiba que para entrar no mercado audiovisual, ter um portfólio é algo essencial, pois é a partir dele que as pessoas passam a ter conhecimento do seu trabalho, além de terem a comprovação que você é o profissional ideal para o que elas precisam. Por isso, invista em um bom material para apresentar aos seus futuros clientes — ele é a porta de entrada para seu sucesso!

Uma dica para quem está iniciando no mercado audiovisual é fazer parcerias com diretores, fotógrafos e outros profissionais relacionados, a fim de criar um projeto em conjunto para servir como portfólio. Dessa forma você poderá mostrar suas habilidades profissionais. Se possível, deixe seu material disponível na internet, pois ele estará mais acessível para que as pessoas entrem em contato com você.

4. Escolha o curso de qualificação certo para entrar no mercado audiovisual

Como você viu, ter uma qualificação na área escolhida é fundamental para ingressar no mercado audiovisual. Por isso, é preciso acertar na hora de escolher o curso e encontrar uma instituição que seja atuante no setor, além de ser referência no que faz.

Uma sugestão valiosa é fazer a sua qualificação em uma produtora de audiovisual reconhecida no mercado que, além de realizar roteiro, produção, captação, edição e finalização dos vídeos, oferta cursos de gestão para filmmaker. Os cursos são ministrados por profissionais que possuem anos de experiência. Por isso, se você busca entrar nessa área que tem crescido a cada dia, não deixe de seguir todas as dicas que apresentamos neste artigo.

Após ter absorvido todo o conhecimento sobre as quatro dicas para entrar no mercado audiovisual, vamos descobrir juntos as cinco tendências em vídeos institucionais para acompanhar esse setor? Até logo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário