Comunicação

Os vídeos podem influenciar o processo de decisão de compra do cliente?

novembro 8, 2018
Tempo de leitura 4 min

Existem vários fatores que podem influenciar o processo de decisão de compra, e os vídeos são um deles. Você sabe como aplicá-los em sua empresa, ideia ou trabalho?

Ao se falar de jornada do consumidor, é preciso levar em conta quatro etapas básicas. Pensar nelas é essencial para atingir objetivos e um público-alvo.

  • a descoberta do produto pelo cliente;
  • o reconhecimento de um problema;
  • a consideração;
  • a decisão final.

Sendo assim, se você quer entender melhor como os vídeos podem ajudar a vender um produto, uma ideia ou uma imagem, acompanhe este artigo até o fim e descubra agora mesmo qual é o melhor tipo de vídeo para cada etapa do funil de vendas.

O processo de decisão de compra

Os conteúdos em formato de vídeo estão ganhando cada vez mais importância dentro das estratégias de marketing. Isso porque são rápidos, interativos e de fácil visualização. 

Em um modo de vida cada vez mais imediatista, os conteúdos audiovisuais ajudam as pessoas a tomarem decisões mais rápido e de uma forma bastante prática. Afinal, não é preciso ler textos enormes!

O cliente pode visualizar o produto em detalhes, além de verificar a opinião de outras pessoas sobre ele. Com base em tudo isso, ele pode formar sua própria opinião. Portanto, os vídeos podem facilitar o processo de decisão de compra.

Além disso, conteúdos em vídeo geram mais engajamento em redes sociais. Portanto, vale muito a pena investir neles.

Como os vídeos podem influenciar

Os vídeos institucionais podem fornecer informações essenciais para a decisão de compra. De que forma?

Respondendo dúvidas

Muitas pessoas não gostam de ler. Então, o vídeo pode sanar as principais dúvidas dos clientes, demonstrando em detalhes o funcionamento ou componentes de um determinado produto. 

Incentivando vendas futuras

Às vezes o cliente não adquiriu o produto naquele momento, mas gostou muito do vídeo. O vídeo tem a vantagem de que pode ser salvo para que o cliente reveja posteriormente, quando de fato chegar a oportunidade de compra.

Observando a realidade

Quando você procura por um produto, nem sempre é possível ver com clareza todos os detalhes. Pode ser que as fotos sejam pouco realistas. Nesse sentido, o vídeo é bem mais vantajoso, pois mostra na prática como é o produto de todas as formas possíveis. Vale a pena investir em depoimentos também.

Cada vídeo possui um objetivo específico

A produção de conteúdos em vídeos pode ainda ser relacionada com o funil de vendas, que é o caminho que o cliente faz até fechar a compra. 

Primeira etapa: o topo do funil

Nesta etapa, seu cliente não sabe que precisa de um determinado produto ou serviço. Por isso, seu objetivo é atrair visitantes e divulgar o produto de uma forma mais abrangente. Os tipos de vídeo recomendados são os vídeos explicativos. 

Segunda etapa: o meio do funil

Nessa fase, o cliente já começa a reconhecer que tem um problema e até frequenta o seu site. Entretanto, tem dúvidas se a compra é a melhor opção. Por isso, é ideal primeiro estabelecer uma relação de confiança, sem querer vender o produto a todo custo e de forma explícita. Os tipos de vídeo recomendados são os depoimentos e as demonstrações.

Terceira etapa: fundo do funil

Na etapa final, o seu cliente já identificou que tem uma necessidade e está avaliando as soluções disponíveis no mercado. Esse é o momento de vender o seu conceito! Seja diferenciado, tire todas as dúvidas possíveis, mas lembre-se de não ser chato. Tipos de vídeo recomendados: FAQs (perguntas frequentes) e comparativos.

Portanto, a importância de produzir vídeos hoje não pode ser ignorada, uma vez que são capazes de influenciar o processo de decisão de compra. Por isso, produza conteúdos de qualidade e saiba identificar cada tipo de vídeo.

Gostou deste texto sobre a influência dos vídeos? Então não perca a oportunidade e assine nossa newsletter. Dessa forma, você fica informado sobre assuntos como esse e muitos outros. Até a próxima!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário