Comunicação

A filmagem com drone é o futuro do audiovisual: veja porquê!

novembro 29, 2018
Tempo de leitura 3 min

Você conhece a filmagem com drone? Ainda não? Pois saiba que o uso deste tipo de equipamento na produção de vídeos tem crescido bastante, e está virando uma nova tendência.

Os drones apresentam várias funcionalidades: podem ser usados como brinquedo, no mapeamento de ruas e locais, fotografia aérea, segurança, entre outras. Atualmente, já tem um mercado voltado para esse equipamento dentro do segmento audiovisual, com agências especializadas. Logo, eles podem ser utilizados em shows, partidas esportivas e grandes eventos. 

Se você tem curiosidade sobre quais são as vantagens do uso de drones, leia agora este post e descubra! 

Como surgiu essa tecnologia?

A ideia surgiu por volta dos anos 60, mas foi nos anos 80 que a tecnologia começou a chamar mais atenção, já que sua principal função era militar. Naquela época, a grande vantagem do uso de drones era a prática de ações consideradas perigosas, sem que houvesse a necessidade de colocar uma vida em risco.

Os drones são comandados remotamente, podendo ser usados em conexão com o smartphone. No caso de aparelhos mais complexos, é necessário o uso de um controle remoto próprio. 

Como funcionam os drones? 

Os drones são compostos de fibra de carbono, pouco metal e plástico, tornando sua estrutura bastante leve. 

Os modelos mais comuns têm quatro motores nas pontas de quatro eixos. Esses motores são pequenos e dão sustentação ao voo do dispositivo. No corpo principal do equipamento, se encontram as baterias. 

O drone também contém sistemas de navegação e de controle. Usando um sistema de localização via satélite, é possível traçar o trajeto que o drone deverá percorrer. 

Para que fins os drones podem ser utilizados?

O equipamento pode ser uma excelente opção se você deseja realizar uma cobertura de qualidade em eventos como:

  • casamentos;
  • vídeos institucionais;
  • cobertura de eventos, como festivais e shows;
  • eventos esportivos;
  • jornalismo.

Quais são as vantagens da filmagem com drone?

Os drones, certamente, apresentam várias vantagens, especialmente quando comparados com filmagens via helicóptero, pois:

  • fazem menos barulho;
  • podem navegar por espaços restritos ou fechados;
  • possibilitam filmagens e fotografias de alta definição;
  • melhor custo-benefício; 
  • filmagens próximas ao solo; 
  • diminuem as chances de acidentes envolvendo pessoas. 

Uma pesquisa indica que 40% dos drones são utilizados no Brasil na área da agricultura. Podem detectar falhas ou problemas nas plantações, já que são capazes de coletar dados em 3D. Outro uso possível é ajudar na manutenção de asfaltos, mapeando terrenos e obras. 

Um uso certamente inovador foi anunciado pela empresa Amazon, denominado “Amazon Prime Air Delivery”. Se trata de um sistema de entregas que será capaz de transportar pacotes com até dois quilos em menos de 30 minutos.

Bem interessante como a filmagem com drone pode facilitar a nossa vida, não é mesmo? Se você tem uma empresa ou quer ter uma cobertura diferenciada em um evento, o drone pode ser a opção ideal. Existe regulamentação para a pilotagem do equipamento, mas apenas para modelos com peso superior a 25 quilos. 

Curtiu o post sobre filmagem com drone? Então compartilhe em suas redes sociais e deixe todo mundo saber as vantagens no uso do equipamento. Até mais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário