Corporativo

Afinal, o que é preciso para abrir uma franquia?

junho 24, 2020
Tempo de leitura 4 min

Se você está pensando em abrir uma franquia, veio ao lugar certo. Neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber para ter seu negócio. Em primeiro lugar, é necessário que o empreendedor entenda dos processos burocráticos para que seu empreendimento seja regularizado. A partir disso, você estará preparado para usufruir dos benefícios de ter a sua independência financeira.

É preciso seguir por algumas etapas para abrir uma franquia. Primeiro, é necessário fazer uma análise da COF (Circular de Oferta de Franquia), documento no qual constam as principais informações do negócio. O segundo passo é a assinatura do contrato. Depois, deve-se realizar o registro do contrato social ou requerimento de empresário. Além disso, é preciso entregar no Cartório de Pessoa Jurídica os documentos referentes ao perfil da empresa.

Após esses passos, o franqueado deve comparecer à Junta Comercial para preencher e entregar fichas e formulários. O contrato será formalizado com as assinaturas dos sócios e, logo após, é entregue a constituição da franquia. Agora que já sabe dos trâmites burocráticos, vamos entender os benefícios de abrir esse tipo de negócio? Continue com a leitura! 

Confira os benefícios de abrir uma franquia

Se você está em dúvida se realmente vale a pena abrir uma franquia, vamos te apresentar os principais benefícios em investir nesse negócio. Ao se tornar um franqueado, é possível contar com uma estrutura completa e constante, pois você passa a ser o patrão de uma empresa que já está consolidada no mercado. Além disso, seus funcionários contam com treinamento específico para exercer a função com excelência. 

Ao fechar negócio com o franqueador, você já passa a ter o layout e a identidade visual que já são de conhecimento das pessoas. E não é só isso, seu negócio ainda é alocado em um ponto estratégico para que atraia clientes com mais facilidade. Muitas dessas empresas também já contam com ações de marketing personalizada. Por isso, o risco de fracasso acaba sendo pequeno. 

Para saber se seu negócio está no caminho certo, também é possível contar com a análise de investimento, pela qual é possível saber as conjunturas positivas e negativas do empreendimento. Dessa forma, é possível traçar as estratégias com mais facilidade.

Caso precise realizar um financiamento para melhorar sua companhia, saiba que as franquias contam com aquisição de empréstimos facilitada nos bancos. Isso é possível pelo fato de o negócio ter baixos índices de falência.

Veja o perfil de sucesso de um franqueado 

Vimos que os benefícios de ser um franqueado são inúmeros, não é mesmo? Mas, antes de abrir uma franquia, é necessário saber se você tem o perfil esperado para a empreitada. Pensando nisso, listamos as principais características que o empreendedor deve ter. Confira:

  • liderança — profissional com noção de gestão e que seja apaixonado pelo que faz;

  • organização — saber gerir o negócio da melhor forma, para evitar desperdícios de produtos e dinheiro, por exemplo;

  • compromisso — ter responsabilidade em tudo que fizer, para passar credibilidade ao cliente);

  • motivação — não se deixar abater durante uma dificuldade, além de estimular a equipe a dar sempre o seu melhor no trabalho;

  •  planejamento estratégico — traçar metas a serem alcançadas, visando o crescimento e sucesso da franquia.

Além disso, é necessário que o empreendedor domine alguns conceitos básicos de administração, como controle e receita de custos. Uma boa relação interpessoal também é indispensável. Da mesma forma que deve ficar atento às oportunidades de negócio e novas ideias para aprimorar o empreendimento.  

Abrir uma franquia não é uma tarefa difícil, basta você ter atenção às informações que apresentamos no texto e seu sucesso será garantido. Esse tipo de negócio é a melhor opção para quem deseja virar empreendedor, visto que ele gera maior segurança ao franqueado, pelo fato de ser uma marca já consolidada no mercado. 

Agora que você já sabe das principais informações para abrir uma franquia, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de outros assuntos como este? Não vai perder essa oportunidade, hein?

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário