Comunicação

5 tipos de vídeos para a sua empresa que vão além do institucional

outubro 18, 2018
Tempo de leitura 4 min

Hoje em dia, é cada vez mais comum nos depararmos com o uso de conteúdos escritos, tanto no marketing empresarial quanto em ações internas das organizações modernas.

Contudo, investir em material audiovisual pode ser ainda mais eficiente, já que o cérebro humano é capaz de processar melhor imagens do que textos, pois temos mais facilidade em assimilar dados visuais.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos os 5 tipos de vídeos que a sua empresa pode investir. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

1. Vídeo institucional

Vídeos institucionais geralmente são utilizados para apresentar os valores da marca a consumidores, investidores, parceiros, sócios e, até mesmo, novos funcionários da empresa.

Existem variados tipos de vídeos que podem ser implementados no meio empresarial, mas o vídeo institucional é o que visa explicar a missão da organização, assim como sua visão e essência de maneira clara, objetiva e intuitiva.

É muito comum que esse material contenha trechos do dia a dia da empresa, desenvolvimento dos produtos, além de dados que mereçam destaque no que se diz respeito à posição do negócio em seu mercado de atuação.

Para dar mais credibilidade ao conteúdo, algumas empresas adicionam depoimentos do CEO ou de colaboradores.

2. Vídeo de integração

Sem dúvida, um dos tipos de vídeos que tem ganhado mais espaço nas empresas atualmente é o vídeo de integração, já que é considerado uma ótima ferramenta para ajudar novos colaboradores a entender melhor a visão da organização e a forma como ela se relaciona com seus clientes.

A integração é um procedimento estratégico do setor de RH e precisa ser levada muito a sério, pois se trata do momento em que o novo funcionário descobrirá a verdadeira identidade da empresa, suas dinâmicas e cultura organizacional.

O vídeo de integração deve ser claro, lúdico e objetivo, com a finalidade de transmitir aos novos integrantes da equipe toda a essência do trabalho, valores, conceitos e humanidade da empresa.

3. Vídeo de treinamento

Semelhante ao vídeo de integração, o vídeo de treinamento também é utilizado para que a empresa se comunique com seus colaboradores, transmitindo informações importantes por meio de uma estratégia audiovisual.

No entanto, como o próprio termo já diz, esse tipo de vídeo é utilizado para treinar os funcionários de maneira mais eficiente e produtiva, pois como foi dito na introdução, a mente humana tem mais desempenho ao processar imagens do que textos.

Uma das vantagens de aplicar treinamentos por meio de vídeos é que, além de obter resultados mais precisos, há uma significativa melhoria no clima interno e no relacionamento entre as equipes.

4. Transmissão ao vivo

Graças à popularização do acesso à internet, hoje em dia, é totalmente possível realizar transmissões ao vivo sem precisar investir em equipamentos avançados e computadores potentes, o que pode ser muito útil para sua empresa.

Transmissões ao vivo proporcionam importantes reuniões sem limitações geográficas. Ou seja, os participantes podem interagir sem que estejam no mesmo ambiente, além do fato de que a empresa não precisa dedicar um espaço específico apenas para isso.

Além do mais, uma transmissão ao vivo também pode ser útil em treinamentos e até mesmo em palestras.

5. Vídeos web

Para concluirmos, é importante mencionar um dos tipos de vídeos que mais tem se popularizado atualmente: os vídeos web. Basicamente, são vídeos curtos desenvolvidos para serem propagados em redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Assim como os vídeos institucionais, esse tipo de material pode abordar aspectos do cotidiano da empresa, processos de criação e a visão da organização, mas de maneira ainda mais objetiva e dinâmica.

Uma das principais vantagens dos vídeos web é que eles podem ser compartilhados nas próprias redes sociais em que foram postados, o que aumenta o seu poder de alcance de maneira significativa.

Como você pôde conferir, existem variados tipos de vídeos que sua empresa pode utilizar para se comunicar interna e externamente, basta alinhar seus objetivos ao perfil do público que receberá a mensagem.

O artigo sobre os principais tipos de vídeos foi útil para você? Então nos siga no FacebookYouTube e no Instagram para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das maiores novidades do mercado!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário