Os vídeos online têm se tornado cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Com a melhora da qualidade da internet e o lançamento de ferramentas de transmissão nas redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram, fazer transmissão ao vivo deixou de ser privilégio exclusivo das redes de televisão e passou a ser acessível a qualquer um com celular.
Para empresas, a transmissão ao vivo se tornou uma tendência como ferramenta de marketing, pois é possível atingir uma audiência ampla, com um maior engajamento e ter um relatório relativamente complexo ao final. Além disso, é possível usar as transmissões como forma de unificar a mensagem da gestão quando a empresa é muito segmentada ou com unidades muito distantes.
Mas para fazer transmissão ao vivo, que atenda às suas necessidades, é importante saber que plataforma escolher, os equipamentos necessários e como fazer para aproveitar ao máximo essa tendência.
Que plataforma escolher para fazer transmissão ao vivo?
Para poder responder essa pergunta é preciso primeiro saber qual é o objetivo da transmissão. Cada plataforma tem um foco diferente e um público diferenciado. Saber de antemão os perfis de quem você quer atingir é um bom primeiro passo para uma live de sucesso.
No Facebook e Instagram, o foco maior é na interação e na autenticidade, por conta disso, são plataformas mais usadas quando o objetivo é maior engajamento com a transmissão. Principalmente pelo Instagram, já que pode ser feita usando apenas um celular, essas transmissões são menos profissionais, recomendadas para objetivos mais informais, cujo objetivo maior é humanizar a empresa.
O YouTube, por já oferecer uma gama de ferramentas um pouco mais ampla, é recomendado quando o objetivo é fazer uma transmissão ao vivo um pouco mais profissional. Para isso, embora ele também permita usar apenas o celular, são necessários alguns equipamentos extras, que serão detalhados a seguir. Para a cobertura oficial de eventos e lançamentos de produtos, é o ideal.
Por fim, existe a possibilidade de usar uma plataforma paga específica para esse propósito. Aqui a qualidade da transmissão atinge o auge, porém é necessário que o público-alvo seja atraído a ela por outros meios. Ou seja, para fins de marketing não é tão eficiente, mas para fins de comunicação pode ser uma solução.
Quais equipamentos necessários para fazer transmissão ao vivo?
Para se fazer uma live mais informal nas redes sociais, tudo o que é preciso é um celular com câmera e conexão à internet. Usando apenas isso, a transmissão pode passar por vários problemas, de conexão, imagem, entre outros.
Para que isso não ocorra, o ideal é fazer com um equipamento um pouco mais especializado. Uma câmera Full HD e um microfone dedicado evitam problemas de som e imagem. Uma placa de captura permite a transferência para o computador, enquanto um software especializado permite executar cortes e edições ao vivo enquanto transmite o vídeo em um formato mais adequado para a internet.
Como fazer uma transmissão ao vivo de sucesso?
Mesmo com a plataforma escolhida e o equipamento pronto, ainda existe a possibilidade da live não ter o resultado esperado. Uma transmissão ao vivo é diferente de um vídeo normal, então exige alguns cuidados a mais.
O principal diferencial de fazer transmissão ao vivo é maior engajamento com a audiência. Mesmo na transmissão de um evento é possível usar os comentários para dialogar com o público. Além disso, é possível observar os dados da sua live para identificar o que teve os melhores resultados e ir aprimorando aos poucos a experiência da audiência.
Acima de tudo, para se fazer uma transmissão ao vivo de sucesso, é necessário que ela seja bem preparada antes que você comece a filmar, afinal não há como começar de novo se algo der errado.
É aqui que podemos te ajudar, entre em contato conosco para podermos te mostrar o que a LZ Films faz de melhor!
Sem comentários