Comunicação

Social selling: como usar vídeos no seu marketing de redes sociais?

janeiro 24, 2019
Tempo de leitura 3 min

De acordo com o estudo 2018 Global  Digital da We Are Social, o Brasil é um dos 3 países do mundo mais engajado nas redes sociais. O usuário médio gasta por volta de 3 horas e meia por dia entre Facebook, Instagram, WhatsApp e as demais.

Ao levar em consideração que, conforme o IBGE, mais de 50% dos brasileiros já têm acesso à internet, isso representa um potencial de mercado significativo e uma excelente oportunidade de fazer seu marketing nas redes sociais — especialmente com vídeos!

A maior parte das pessoas participam de mais de uma rede social e, por isso, é um pensamento comum achar que é possível se comunicar em todas elas da mesma maneira. Mas esse é um erro de entendimento fatal para sua estratégia de marketing, porque cada rede tem uma linguagem e uma forma de presença própria.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, confira a seguir importantes dicas para fazer vídeos de sucesso nas suas campanhas para as redes sociais!

Facebook

O Facebook é a rede social mais acessada pelos brasileiros. O complexo algoritmo dela privilegia o conteúdo de usuários e os que possuem maior engajamento da postagem. Logo, o importante aqui é gerar interações com o público, como compartilhamentos, comentários e curtidas.

Para conseguir atingir esse objetivo, utilize uma linguagem mais horizontalizada, próxima e direta com o usuário a fim de criar vínculos. Foque em vídeos com tutoriais, DIY (Faça Você Mesmo) ou os que são explicativos.

Embora o Facebook tenha recursos de stories e transmissões ao vivo, a plataforma não privilegia tanto esses formatos quanto o Instagram, por exemplo. Por esse motivo, os vídeos podem ter uma duração média maior.

Ademais, é importante se atentar que, na reprodução automática, os vídeos se iniciam sem som — logo, a imagem deve conseguir capturar a atenção do usuário por si só.

Instagram

O Instagram é uma rede iminentemente visual. O texto de descrição costuma ser secundário, no máximo explicativo. Essa rede social conta com o recurso de Stories e transmissões ao vivo, além do IGTV. Ou seja, é uma rede que investe muito no formato de vídeo.

No feed e no Stories, a linguagem deve ser direta. A imagem deve trazer impacto e o texto acrescentar informação ou explicar algo, sempre com proximidade a quem assiste. Já o IGTV é utilizado para um tipo de conteúdo mais completo e de maior duração.

O impacto no Instagram é crucial para o sucesso da sua estratégia. Portanto, os vídeos devem ser de excelente qualidade, estruturados dentro da lógica da sua campanha de marketing nas redes sociais e produzidos para causarem identificação imediata com o usuário.

WhatsApp

O WhatsApp é uma das chamadas “micro redes sociais” mais utilizadas. Esse conceito não se liga, claro, ao tamanho da rede, mas sim a seu funcionamento. Enquanto as macro redes, como o Instagram e Facebook, garantem o acesso amplo do público, as micro redes são de direcionamento individual.

O uso de vídeos no WhatsApp é focado para o redirecionamento orgânico, ou seja, o encaminhamento e viralização das mensagens. Como todas as micro redes sociais, é muito rápida e voltada à comunicação imediata e, por isso,os vídeos devem ser produzidos nesse sentido. Diferente do Facebook e do Instagram, a qualidade do vídeo não importa tanto, desde que a mensagem converse diretamente com usuário.

Como você pode perceber, as campanhas de marketing nas redes sociais que utilizam vídeos podem ser muito eficientes quando forem planejadas e executadas com profissionalismo e dedicação. Portanto, lembre-se que consultorias de agências e produtoras podem ser necessárias para o sucesso delas.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer ficar por dentro desse e outros assuntos relacionados? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!​

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário