Vídeo

5 dicas para criar o melhor roteiro de vídeos do mercado

setembro 10, 2020
Tempo de leitura 4 min

Muitos clientes de profissionais de filmmakers tendem a achar que a parte técnica, como equipamentos, atores, edição e estúdio são questões prioritárias para a produção audiovisual. São, é claro, elementos muito importantes, mas com a ausência de planejamento e o roteiro de vídeo, toda a parte de produção pode ficar severamente comprometida.

Justamente por isso, saber como criar um bom roteiro é imprescindível para esses profissionais. Separamos, na continuação do nosso artigo, 5 dicas para ajudar na sua criatividade. Confira!

1. Tenha um conceito em mente

Primeiramente, para construir um bom roteiro de vídeo é preciso definir um conceito para a produção. O conceito (ou argumento) é o foco principal da produção, a ideia que deseja ser passada ou despertada no espectador. Para vídeos institucionais, corporativos ou comerciais, o conceito engloba também o objetivo principal do material.

Criar um conceito ajuda a delimitar as ideias a serem usadas para desenvolver um roteiro de vídeo que chame a atenção e seja consistente. Esse primeiro passo ainda não entra nos aspectos técnicos da criação de roteiros, mas é de suma importância para ajudar a construir as cenas e estabelecer a conexão com o público.

2. Utilize um modelo de roteiro

Partindo para aspectos mais técnicos, existem diversos modelos de roteiro possíveis de serem utilizados. Do mais simples — como de texto direto — aos mais complexos — como um roteiro em 5 colunas ou de produção cinematográfica —, é possível escolher aquele que está mais de acordo com os objetivos do vídeo.

Afinal, não é preciso utilizar um modelo padrão de cinema para um vídeo institucional de 2 minutos de duração. Por vezes, o complexo pode ser inclusive prejudicial para a produção como um todo. Pesquisar o modelo que tem mais relação com a complexidade do trabalho e desenvolver o roteiro sobre ele ajuda a otimizar a produção.

3. Cause impacto imediato

Vídeos corporativos ou comerciais precisam causar impacto imediato nos primeiros minutos para chamar atenção. Com a evolução das telecomunicações e as inovações tecnológicas, o mundo se tornou muito mais rápido — motivo para o impacto inicial ser ainda mais crucial.

Seja um vídeo para redes sociais ou para rodar dentro das empresas, é essencial apresentar o argumento central e chamar a atenção logo no início. Quanto mais curto o vídeo, mais rápido deve ser o momento do impacto.

4. Defina a duração ideal

Um bom roteiro de vídeo deve transmitir a mensagem de forma completa e também direta, sem ser prolixo ou conciso demais. Assim, para todo vídeo, a depender do seu objetivo, é preciso estabelecer a duração ideal de acordo com a mídia de divulgação e o que deverá ser passado.

Vídeos institucionais podem ter uma duração mais longa, pois se prestam a instruir algo dentro da organização, enquanto vídeos promocionais ou comerciais — principalmente quando desenvolvidos para redes sociais — têm duração mais curta e entrega mais imediata da mensagem.

5. Use linguagem adequada

Para criar um roteiro de vídeo excelente é preciso conhecer o público-alvo que será atingido com a produção e elaborá-lo de acordo com a linguagem que melhor se comunica com essa audiência. Logo, um roteiro para vídeos que queira atingir um público jovem não pode usar uma linguagem formal, devendo focar no coloquial e na proximidade com o espectador.

O uso da linguagem é muito importante para o sucesso do vídeo, sendo uma preocupação que deve estar presente no roteiro — não apenas na fala, mas nas definições de cena. A linguagem não é só a escrita ou falada, mas a visual e corporal também.

Saber como produzir um bom roteiro de vídeo é essencial para todo e qualquer profissional de filmmaker. Cada vez mais esse é um mercado que requer especialização e conhecimento aprofundado, exigindo capacitação e profissionalismo.

Você tem outra dica para um bom roteiro? Ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então deixe um comentário neste post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário